18 de nov. de 2010

Brincadeira de Criança é Coisa Séria

A pergunta veio rápida e me tirou de um momento profundo de concentração em meio às peças de um quebra-cabeças que jazia sobre a mesa:

- How old are you?

Em tradução literal, do inglês para português, a questão soa como "quão velha é você?". Não foi difícil responder. Até então, beirando os 50, a meia idade parecia bem-vinda. Tenho evitado conflitos com o tempo; talvez porque não acredite em milagres.

Respondi ao meu pequeno interlocutor e parceiro na montagem do quebra-cabeças que, sendo ele americano, chamava de puzzle:

- 47.

Após um interminável silêncio de 10 segundos, acompanhado de um olhar bastante indignado, vindo de um garotinho de 5 anos que havia gentilmente aceitado ficar quatro dias sob meus cuidados, não resisti à réplica

-Por quê?

Ele respirou fundo antes de responder, aparentando impaciência. Didaticamente, apontou para a caixa do jogo onde estava indicada a idade sugerida pelo fabricante para os supostos interessados em juntar aquelas peças: 5 a 8 anos. Devo ter ficado vermelha, caso contrário ele não teria murmurado de forma condescendente:

-It's ok. Go ahead.

Nem sei mais quantas peças coloquei depois disso. Meu senso de autoproteção insistia em me convencer de que, quando perguntou minha idade, o esperto garotinho não esperava por quase 40 anos a mais da idade limite ali determinada...quem sabe aos seus olhos eu parecia mais jovem? Foi quando o meu senso do ridículo gritou retumbante:

-Touché!



5 comentários:

Marcus disse...

Amei!!!

Unknown disse...

Imagine como vai ser quando ele virar adolescente! Obrigadao, Adri, por cuidar do filhote. Jacque

mirela disse...

Hahaha.. adoreiii
parece que estou lendo um livro...
quero mais!!!!

mirela disse...

Hahaha.. adoreiii
parece que estou lendo um livro...
quero mais!!!!

Marcia Du disse...

Pois é, estava lendo um livro que alias é best seller da Elizabeth Gilbert (Comer, rezar, amar) e aqui prá nós seus escritos com certeza se tornariam best sellers rapidamente. Vc escreve com graça e elegancia.