21 de out de 2010

To fu or not To fu? Eis a questão


Confesso estar confusa nesse mundo organicamente correto. Se ontem troquei, não sem resistência, um bife de picanha por uma porção de proteína de soja, leite com aquela natinha que formava uma capa sobre o líquido por uma substância quase transparente com apelido de skim milk, enchi meu prato de verdinhos e vermelhos e laranjas com azeite extra virgem pra todo lado, tomei suco de laranja com couve, coloquei linhaça até sobre feijão, comi pão integral com imitação de manteiga e ovo falso que vinha em uma embalagem do tipo longa vida...hoje não sei mais se vou ser salva pela divina providência gastronômica dos saudáveis dos últimos dias.

O fato é que peguei mania de ler artigos médicos publicados nas revistas de vida saudável e ver programas de alimentação alternativa na TV, mas já vi ser impossível acompanhar as considerações dos pesquisadores desta área. Primeiro, porque entre si eles ainda não chegaram a conclusões definitivas. Um dia proclamam que a soja é a salvação de todos os males que assolam a vida das mulheres e seus rompantes de humor; quisera eu poder aplacar minha vontade de matar alguém naqueles dias que antecedem aqueles outros com um pedaço de tofu três vezes por semana. Depois me vêm com a história de que o uso da soja é responsável por uma infinidade de efeitos colaterais, com direito a publicações do tipo terrorista: "A Verdadeira História da Soja", entre outros.


Dentre as pesquisas divulgadas, há quem afirme por exemplo que o uso da soja em homens baixou consideravelmente os níveis de testosterona provocando impotência sexual e nas mulheres representou maior risco de desenvolverem câncer de mama, além da baixa da libido...mas, por sua vez, o seu uso poderia reduzir os riscos de problemas no coração. Pergunto a mim mesma que tipo de moléstia seria menos danosa. Morrer sem tesão ou do coração?

Afirmam alguns que as razões para tais malefícios atendem pelo nome de duas isoflavonas com nome de dupla sertaneja: genisteína e daidzeína. A esta altura eu jogo pro lado a revista especializada e juro que nunca mais assisto ao Globo Repórter.

Pelo menos pra alguma coisa hão de servir estas pesquisas todas. Na hora de arranjar desculpa pra um eventual mau desempenho sexual ou ainda um substituto pra velha "dor de cabeça", homens e mulheres podem bravar redimidos: "maldita soja!"

6 comentários:

Márcia Du disse...

Antes de mais nada estava com saudades dos seus escritos. São inspiradores.
Mas... Veja.. Fui a uma médica no auge de meu stress pre-concurso e ela me passou chá-verde para minhas dores de cabeça diárias. No mesmo dia fui a outro que contatou pressão alta e passou um remedio mais normalzinho. Na dúvida tomei os dois.....

Jil NOrberto disse...

Adorei o texto.

Lilia Lima disse...

a questão cara amiga, é quem tá pagando esses pesquisas. se tudo tem os dois lados, a pesquisa vai mostrar mais olado de quem tá pagando por ela. não é falso ou verdadeiro, muitas vezes é só meia verdade.
eu sigo aquele ditado: tudo é veneno, nada é veneno, depende da dose. tudo que é mjuito rígido, quebra. tudo que é muito solto, se perde. uma bom caminhoa seguir é o da moderaçào :P
e saúde! beijoss

Anônimo disse...

comer bem realmente faz a diferença... e ginástica tb.
beijo, Lúcio.

Andre Santos disse...

GRAÇAS pelo teu regresso ao REINO DOS BLOGS!!!Gostei do asunto e como diz a tua amiga Lilia Lima quando leio a condenação ou a exaltação de algun produto pergunto para mim mesmo: quem estará pagando!!!A maior parte das vezes o que é veementemente conde-
nado hoje, é um produto milagroso para a saúde passado tempo!!!
Portanto haja bom senso, né. Adorei o post e Parabéns pelo teu regresso á escrita da blogosfera.

Yse Falcão disse...

Eu prefiro ficar no meio termo.
Misturo um pouco do saudável com um pouco do que é venenoso e vou levando. Afinal,o q importa na vida é ser feliz,não é mesmo? A morte,um dia,vai chegar de qualquer maneira. Antigamente as pessoas viviam mais e nem precisavam comer mal... Viiixe! Mas,afinal,o que é comer mal? Danou-se,agora fiquei confusa!!!Rs
Estou te seguindo,profa linda!!!!